Tuesday, January 15, 2008
O Papa é Pop
"ROMA (Reuters) - O papa Bento 16 cancelou na terça-feira um discurso que faria na mais prestigiosa universidade romana, a La Sapienza, depois de protestos de alunos e professores. É a primeira vez em seu pontificado que ele se vê forçado a cancelar um evento devido a manifestações negativas.
O protesto começou com um abaixo-assinado de 67 professores que disseram que o papa de origem alemã não era bem-vindo por ser um teólogo retrógrado, que coloca a religião acima da ciência.
"Lamento profundamente a decisão do papa Bento 16", disse o primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, após o anúncio do Vaticano. Prodi pediu que ele reconsidere. "Nenhuma voz deve ser silenciada em nosso país, e ainda mais quando se trata do papa."
Os descontentes citavam um discurso proferido há quase duas décadas na universidade pelo então cardeal Joseph Ratzinger em que ele aparentava justificar o julgamento de Galileu, ocorrido no século 17. Ele foi considerado herege por defender que a Terra gira em torno do Sol.
Seguidores do papa disseram que ele estava apenas citando a opinião de um teólogo austríaco, mas sem concordar com o julgamento de Galileu.
A polêmica reavivou as discussões na Itália sobre o papel do Catolicismo na vida do país. "Acho que a visita do papa não é uma coisa boa porque a ciência não precisa de religião. A universidade está aberta a toda forma de pensamento, mas a religião não está", disse o professor Andrea Sterbini, um dos signatários do protesto.
"O papa está fazendo a La Sapienza de refém. Liberdade aos pensadores", diz um cartaz deixado por estudantes. (...)"
Fonte: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRB57621620080115
Não consigo imaginar como uma manifestação dessas seria vista no Brasil.
Labels: Informações, Notícias