Saturday, September 15, 2007
MORT
Terence David John Pratchett, é um escritor inglês, mais conhecido pelos seus livros da série Discworld.
Através de um humor cáustico e irônico ele usa histórias ambientadas em um mundo de fantasia para trazer à tona incoerências e idiossincrasias bem reais.
No entanto consegue fazer isso sem prejudicar as características mais marcantes das suas obras: o bom humor e o entretenimento inteligente. Abaixo segue alguns trechos do livro MORT (O aprendiz de Morte/Brasil), onde ele esbanja sua criatividade descrevendo a cidade de Ankh-Morpork de uma forma não-convencional.
"Poetas já tentaram descrever Ankh-Morpork. Não conseguiram. Talvez seja a energia do lugar, ou então porque uma cidade com um milhão de habitantes e sem esgoto seja demais para os poetas, que naturalmente preferem margaridas. Bem, digamos apenas que Ankh-Morpork é tão cheia de vida quando queijo velho em dia de calor, tao ruidosa quanto palavrão em igreja, tão colorida quanto um hematoma e tao alvoraçada, diligente e ativa quanto cachorro morto em formigueiro".
"- Ah! - exclamou o barraqueiro, inclinando-se para frente de maneira conspiratória. - À procura de diversão? Posso arrumar para você.
- Eu realmente gostaria de saber onde estou - insistiu Mort.
O homem se mostrou surpreso.
- Aqui é Ankh-Morpork - disse. - Não dá para ver? Ou sentir pelo cheiro?
Mortimer fungou. Havia alguma coisa diferente naquele ar. Era como se tivesse vida. A cada respiração, era impossivel não notar que milhares de pessoas estavam perto e que quase todas tinham sovaco".
Labels: Leituras