Wednesday, November 28, 2007
Puzumas...
_ Você tem certeza?
_ O animal mais rápido na face do disco, a tartaruga comum. - disse Xeno, mas ele parecia bastante astuto. - Logicamente falando, é claro - acrescentou. (24)
(24) Pra quem não tem esse referencial lógico, o animal mais rápido* do Disco é o extremamente neurótico Puzuma Ambíguo, que se move tão rápido que consegue atingir uma velocidade próxima à da luz no campo mágico do Disco. Isso significa que, se você conseguir ver uma puzuma, ela não está lá. A maioria dos puzumas machos morre jovem, de colapso agudo dos calcanhares causado por correr muito rápido átras das fêmeas que já não estão mais lá e, é claro, atingindo massa suicida de acordo com a teoria relativista. O restante morre do Princípio da Incerteza de Heisenberg, uma vez que é impossível para eles saberem quem são e onde estão ao mesmo tempo, e a perda de concentração alternada que isso representa significa que o puzuma só atinge um senso de identidade quando está em repouso - geralmente cerca de quinze metros entre os cascalhos do que sobrou de uma montanha contra a qual ele tenha se chocado a uma velocidade próxima à da luz. Dizem que o puzuma é mais ou menos do tamanho de um leopardo, com pêlo xadrez preto e branco inigualável, embora os espécimes descobertos pelos sábios e filósofos do Disco os tenham levado a declarar que, em seu estado natural, o puzuma é liso, muito magro e morto.
* O inseto mais rápido é a traça .303. Ela se desenvolveu em bibliotecas mágicas, onde é necessário comer extremamente rápido para evitar ser afetada pelas radiações táumicas. Uma traça .303 adulta pode comer uma prateleira de livros tão rápido que ela ricocheteia para fora da parede.
PRATCHETT, Terry. Discworld: Pirâmides. São Paulo: Editora Conrad, 2004. 298 p.
Labels: Leituras