Monday, April 28, 2008
Brasil??
(...)
O trabalhador pobre, para usar uma expressão vulgar, vive ao deus-dará. Suas necessidades do momento ocupam toda sua atenção e eles raramente pensam no futuro. Mesmo quando tem uma oportunidade de poupança, raramente a fazem, mas tudo o que está além das suas necessidades do momento, genericamente falando, vai para a cervejaria.
(...)
MALTHUS, T. R. (Thomas Robert); RICARDO, David. Principios de economia politica e considerações sobre sua aplicação prática ; ensaio sobre a população. São Paulo: Victor Civita, 1983. pp. 300.
De quem Malthus está falando? Do Brasil do século XXI? Bem que poderia ser, mas sua análise é baseada nos habitantes europeus do final dos anoa 1700. Sempre defenestrado nas aulas do ensino médio, na verdade Malthus foi o autor de teorias inteligentes e avançadas, que ainda hoje possuem aplicação em qualquer sociedade.
Nota: Para Malthus, pobre não é meramente o indíviduo desprovido de recursos financeiros. É aquele sujeito que, além de não possuir dinheiro, nada faz para obtê-lo, além de possuir mais filhos do que sua capacidade de sustentá-los permite, buscando assim apenas assistência por parte do governo (ver lei dos pobres) e das paróquias. Em suma: quem recebia o bolsa-família da época.
Labels: Leituras