Sunday, January 21, 2007
Full Metal Alchemist seria um anime baseado na segunda guerra mundial?
Eu uma pessoa muito ocupada, encontrei um artigo no orkut fasendo uma relação do FMA com o nazismo.
Muitos já devem ter reparado nisso, mas analisando bem, fica praticamente explícita uma certa alusão ao Nazismo da Segunda Guerra, durante toda a série:
- O anime se passar durante o período correspondente ao governo de Hitler na Alemanha.
- Semelhanças entre o nosso mundo e o mundo da Alquimia, como o governo ser líderado por um Füher, que por sinal, era um vilão.
- Esse é o fato mais gritante: a perseguição do povo Ishbariano, que são discriminados por sua cor de pele, olhos e religião.
Entre outros fatos, isso mostra que sem dúvidas existe essa relação entre a história da série e o Nazismo alemão da década de 30-40.
Agora o fato que deixa isso mais óbvio ainda:
(Spoiler)
No último episódio nós vemos o pai de Ed saindo de uma espécie de seita, em Munique, com mais 2 pessoas. Então ele vira para uma delas, que disse algo sobre uma "Sociedade Thule" e diz: "Eu também estou procurando um caminho a seguir, Professor Haushofer."
Este é ninguem mais, ninguem menos que Karl Haushofer, um dos principais nazistas que apoiaram Hitler na Segunda Guerra Mundial.
A sociedade Thule
A Sociedade Thule da Alemanha e que recebeu seu nome da crença no Continente Perdido de Thule da Idade Dourada dos Super-Homens Teutônicos, era uma ordem secreta onde muito nacionais socialistas foram iniciados antes da guerra. Os fundadores do Terceiro Reich acreditavam que os Arianos eram os descendentes dos Super-Homens que tinham governado o continente de Thule, na Idade Dourada. No caso, então, os Arianos estavam destinados a governar o planeta na futura idade dourada do terceiro e quarto Reich. Esses Super-Homens ou essa raça nórdica, loura e de olhos azuis, que se originou na Constelação de Lira era a Super Raça que originalmente habitou o planeta Terra ou era uma humanidade pré-ariana. Os nacionais socialistas acreditavam que a história do nosso planeta se constituía por ciclos de civilizações, que cresciam, se tornavam grandes e acabavam sendo destruídas. Para eles, no passado, tinham existido quatro raças raízes: A Etérea, a de Thule (anterior à formação da Hiperbórea, com sua capital Thule), a Lemuriana e a Atlante. Os nacionais socialistas de Hitler ou arianos eram a Quinta raça raiz, Os partidários do Terceiro Reich acreditavam que os cataclismas planetários antes do fim deste século destruiriam a civilização de nosso planeta e que os Senhores do Mundo emergiriam de dentro da Terra, desde a Hiperbórea, e Thule, sua capital, para levarem os arianos a governar o mundo. Era destino dos hitleristas dominar as outras raças de planetas estranhos e que, vindo para cá, tinham interferido na bem conhecida evolução natural da Terra. Desse modo, então a raça ariana de Thule mais a atual permaneceriam senhores de tudo.
Haushofer foi um importante general alemão, e era adepto deste nazi-misticismo. Em 1919, fundou uma ordem paralela a THULE-GESELLSCHAFT, esta segunda ordem recebeu o nome de Vril.
Baseando-se nesses fatos, fica mais que óbvia a relação entre FMA e o Nacional-Socialismo de Hitler.
Labels: Leituras
Comments:
<< Home
Em Relação ao Aloroth: Com certeza, quem ja leu alguma letra do Bal-Sagoth diria: Bal-Sagoth.
Em Relação ao Post: Legal.
Em Relaçao aos Nazistas: Não sabem de nada, na verdade eu sou o ser perfeito, pois eu sou o Kwisatz Haderach*.
* Leia Duna, de Frank Herbert e você entendera.
Post a Comment
Em Relação ao Post: Legal.
Em Relaçao aos Nazistas: Não sabem de nada, na verdade eu sou o ser perfeito, pois eu sou o Kwisatz Haderach*.
* Leia Duna, de Frank Herbert e você entendera.
<< Home